A cafeína é um mega ergogênico que pode ser utlizado por pessoas atletas
e indivíduos sedentários.
A cafeína estimula o sistema nervoso central e reduz a fadiga. Além disso aumenta o foco, concentração, rendimento e a performance. Aumento da agilidade e influência no humor. Isso pode inflenciar na auto-confiança do atleta e melhorar sua capacidade de alcançar maiores cargas de trabalho.
Assim como ela tem essa capacidade de influenciar positivamente o atleta em aumentar seu desempenho ela também influencia na capacidade de fazer tarefas diárias normais ou no trabalho.
A cafeína então é um dos suplementos ergogênicos que pode ser utilizados em pessoas não atletas.
A cafeína no organismo vai aumentar as catecolaminas e os resultados serão:
- aumento da frequência cardíaca
- aumento do metabolismo
- aumento da utilização do glicogênio como energia
- aumento da utilização dos lipídios como energia.
Ou seja um atleta de força será beneficiado pela quebra do glicogênio,
mais glicose disponível, mais energia e força, mais peso poderá levantar bem como mais repetições conseguirá fazer.
A cafeína também aumenta liberação de cálcio do retículo sarcoplasmático do músculo, isso vai influenciar num maior grau de contração das fibras musculares.
A caféina também aumenta a liberação de ácidos graxos no exercício aeróbico para fonte de energia, favorecendo o uso da gordura como energia.
Além disso a cafeína previne a oxidação da LDL, diminuindo o risco de aterosclerose.
A recomendação é de 3-6mg/Kg de peso e seus efeitos começam cerca de 1-2 horas após seu consumo e sua meia-vida é cerca de 4-6 horas. Portanto deve ser levado em conta as quantidade ingeridas ao longo do dia bem como os horários em que é consumida, se consumida próximo ao horário de dormir pode causar distúrbios do sono e insônia. Outros efeitos indesejáveis são distúrbios gástricos, ansiedade, irritabilidade e diarréia.
Se você utiliza o café como fonte de cafeína a melhor maneira é comprá-lo em grãos e moer en casa antes de fazê-lo. O café que possui os seguintes selos são uma garantia da qualidade.
A cafeína pode inibir a absorção de alguns micronutrientes como cálcio e ferro, então cuidado se está ingerindo junto com alimentos-fonte desses nutrientes. Não é recomendada ser consumida por indivíduos com doenças cardíacas, úlceras, hipertensos e anêmicos.
E lembrem-se sem dieta balanceada não há café que queime suas gordurinhas!!!
Hoje tem treino de membros superiores então um Metallica cai mto bem:
Bjuxxx