quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Carboidratos à noite, devo comer???



Depois de uma noite de sono em que passamos por um período em jejum , nossas reservas de glicogênio no músculo estão baixas. Quando ingerimos carboidratos ao acordarmos nosso corpo vai priorizar a produção de glicogêno e não acúmulo de gordura, porque quando o glicogênio está baixo a sensibilidade das células musculares à insulina aumenta.  

Por isso a importância da ingestão de boas fontes de carboidratos complexos ao acordar.

Mas e no final do dia como acontece???

Bom ao final do dia você tendo feito de 4-5 refeições com carboidratos complexos suas reservas de glicogênio estão cheias e o consumo de carboidratos nas últimas refeições fazem com que seu corpo acumule na forma de gordura. Com a reserva de glicogênio alta a sensibilidade a insulina é menor, e somado ao fato que quando você dorme seu gasto energético é menor, você não utilizará essas calorias e elas serão acumuladas. 

Então uma mesma refeição com a mesma quantidade de calorias e tipos de carboidratos possui sim efeito diferente no seu organismo conforme o horário que você a consume.

Outro fator importante que algumas dietas da moda não levam em consideração é o tipo de carboidrato. Duas pessoas que consomem a mesma quantidade de calorias: 2500Kcal. Uma delas consome arroz integral, batatas, aveia, queijos e carnes magras, vegetais e frutas, enquanto a outra consome, pão e arroz branco, sorvete, carnes processadas como hamburgueres, baixa quantidade de fibras e doces ricos em açúcar. Como você imagina o corpo de cada indivíduo??? 

O nosso organismo não responde somente às calorias, o tipo de alimento que você ingere influencia diretamente em enzimas e hormônios. 
E isso irá influenciar na sua massa magra e no seu tecido adiposo.

Quando a glicose está alta ela também atua negativamente no GH, hormônio liberado no sono que promove a construção dos músculos e a liberação de gordura.  Você deve colocar o GH ao máximo ao seu favor, por isso alto consumo de carboidratos irá bloquear a liberação do GH. 


Quando é recomendao o consumo de carboidratos a noite?
Se o seu treino é a noite, é importante o consumo de carboidratos após o treino para promover o anabolismo. Após o treinamento de peso seus músculos estão famintos por carboidratos para repor o glicogênio gasto e mais sensíveis a insulina, então o carboidrato após o treino não irá ser depositado no tecido adiposo.

Insulina alta está relacionada a alto BF. Conforme o seu BF (Body Fat=Percentual de Gordura) é menor a sua resposta insulínica será diferente. Com o tempo uma pessoa com baixo BF pode consumir carboidratos antes de dormir, isso gera um impulso hormonal que facilitará a queima de gordura.

E pra inspirar a linda IFBB Figure Maitê Bueno
ps.tenho um calendário da Maitê Bueno pregado na minha geladeira, assim penso 2x antes de furar a dieta ; )



Bjuxxx

 

Um comentário:

  1. A melhor explicação que já sobre o assunto! obrigada!

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